Como é possível?!?…

25 setembro 2009

evoraPodem estar a perguntar-se porque razão está uma imagem da cidade de Évora a fazer neste site dedicado a uma candidatura a uma freguesia da ‘capital do norte’, Santo Ildefonso, mas eu passo a explicar. Também como a zona histórica de Évora, elevada a Património em 1986, ou seja a primeira cidade portuguesa a atingir esse patamar pela sua história e monumentalidade, o zona histórica da Invicta, inscrita em 1996 para esse fim, atingiu esse objectivo.

Eu não sou do Porto, nem do Norte, sou natural de Évora e também o responsável por este site e membro da Comissão de Honra de ‘Santo Ildefonso com Futuro’, convite a que acedi pelo amor que tenho ao Porto, que conheço bem, inclusivamente as zonas mais negras, e pela confiança que deposito nesta candidatura que tanto pode mudar neste panorama.

Conheço razoavelmente Santo Ildefonso, porque as vezes que fiquei alojado no Porto escolhi a Residencial dos Aliados, que faz parte da freguesia em questão, foram muitas as manhãs em que sai cedo do meu poiso e mergulhei primeiro na Nobre Avenida dos Aliados, depois na também pitoresca Rua de Santa Catarina, mas como não sou um turista normal, habituado a ver os estrangeiros na minha terra a palmilharem ruas e mais ruas secundária de um centro histórico com vários pontos de interesse, aventurei-me pelo interior de várias freguesias, entra as quais Santo Ildefonso, na esperança de encontrar aquilo que estava habituado a ver em Évora, ou em Sintra, ruas bem conservadas, condições de habitabilidade garantidas aos muitos idosos, e não só, que ai sempre residiram, tudo preparado para uma Cidade Património da Humanidade que recebe milhares de turistas aventureiros por ano…

Mas não, não me perguntem nomes de ruas ou largos, mas o que está pronto para inglês ver, os Aliados e a Rua de Santa Catarina, estão aceitavelmente preparados, embora careçam de uma maior limpeza, mas tudo o resto é um amontoado de quase ruínas que me entristeceram bastante, um tipo de construção desordenada e sem nexo no local, uma degradação que não julgava ser possível numa Cidade Património da Humanidade e uma qualidade de vida para habitantes inumana.

Santo Ildefonso, não só o bonito, mas principalmente o interior degradado, precisa de uma intervenção urgente e a Junta de Freguesia de Santo Ildefonso tem muitas responsabilidades nesta degradação. Naquilo que não lhe compete, é importante, como acontece em todas as freguesias do Centro Histórico de Évora, os seus presidentes fazem pressão para que as situações sejam resolvidas urgentemente, uma vez que o estatuto de Património da Humanidade pode ficar em causa, sejam quais forem as cores políticas, sejam quais forem as convicções, todos colaboram. Neste caso, sendo o Presidente de Santo Ildefonso da mesma cor política da Câmara Municipal do Porto, ou há incompetência nas pressões, ou há desinteresse total… Podem dizer que talvez haja falta de fundos, mas Évora recebe muito menos que o Porto, dai…

Outro problema que me apercebi em Santo Ildefonso, não só nas visitas, mas no tempo em que estou responsável por este site, é o problema social e de desemprego. Pois bem, em Évora os Programas Ocupacionais Comparticipados (POCs) pelo Centro de Emprego e Juntas põe muita gente a trabalhar pela melhoria das freguesias, na limpeza, nos serviços de jardinagem, nos arranjos públicos de ruas e locais públicos, algo que em Santo Ildefonso não me parece estar a ser usado convenientemente… Ou mesmo de todo! Combatiam-se dois problemas, o desemprego e a falta de cuidado daquilo que já aqui foi chamado de zona negra…

Para terminar, na noite, a prostituição que vi nas ruas da freguesia, bem como o sentimento de falta de segurança também merecem uma atenção especial de quem for para a Junta e a importância de manter a Esquadra da PSP na freguesia, que espero que este novo executivo, que não tenho dúvidas irá ganhar, deverá ter em atenção.

Por tudo isto, pelo que sinto pela invicta e por Santo Ildefonso, sendo um ‘mouro’, defendo a candidatura de Manuel Correia Vieira e da plataforma ‘Santo Ildefonso com Futuro’, para que finalmente aconteça a ‘Mudança Necessária’…
Dia 11 de Outubro, vote em consciência por uma freguesia melhor, vote:

votoc

5 comentários:

coelho dos santos disse...

Este artigo do Sr.Rogério Berrucho é realmente a melhor homenagem que pode ser transmitida, por alguém que não sendo do Porto e muito menos desta freguesia, devia ser acolhida e reflectida não só pelos portuenses em geral,mas sobretudo pelos presidentes da Câmara e da Freguesia actuais e ou,futuros.
Só tenho pena de não poder retribuir do mesmo jeito.
Como "tripeiro" de gema é minha obrigação agradecer.
Parabéns e bem haja.
CS

Anónimo disse...

mas que não venha dizer que a residencial dos Aliados não é da freguesia...se não é desta, de que freguesia será? da conchinchina?

um amigo sardónico

Anónimo disse...

Não vou criticar uma falha, ainda mais de uma pessoa que é de longe,mas o que é mais vergonhoso,é termos um presidente de junta que não conhece,o Alto da FONTINHA,Bairro LEAL,Travessa dos CAMPOS,ETC.Isso é que é criticavel,e vergonhoso.O melhor é ir fazer campanha para a baixa do porto. Sem mais«os revoltados da fontinha«

Anónimo disse...

é preciso ter descaramento que em vez de salientarem o que de vital conta no artigo apenas fazem reparo a uma pequena falha... realmente assim vai a governção do executivo da junta santo ildefonso...é revelador

Anónimo disse...

é preciso ter descaramento que em vez de salientarem o que de vital conta no artigo apenas fazem reparo a uma pequena falha... realmente assim vai a governção do executivo da junta santo ildefonso...é revelador