Reflexão sobre a verdade

25 agosto 2009

In ilo tempore a verdade era uma questão de probidade, de respeito pelo próximo, de rectidão, de tal sorte que até os Dez Mandamentos da Igreja Católica, mandam não faltar à verdade!

Lembro-me de um dia, tinha os meus dezanove/vinte anos, ser chamado à policia judiciária para prestar declarações e o agente, mais tarde inspector, me ter posto a Bíblia à frente e perguntar-me se eu jurava por Deus dizer a verdade, só a verdade e nada mais que a verdade!
Jurei, claro está!

Hoje não é assim.
Cada um tem a sua verdade, seja nos grandes actos públicos, seja no acto mais comezinho que se pratique no nosso quotidiano!

Não é por acaso que trago à colação esta reflexão sobre a verdade; antes pelo simples facto de que com tanta gente a falar verdade, com esta, quem sabe se o mentiroso mais dia menos dia, não passo a ser eu?

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, achou como tema para a sua campanha o “falar verdade”!

Tal, porém, não acontece e sabem porquê? É que na política falar verdade é arranjar um molho de brócolos que leva a que os seus correligionários se rebelem e não apoiem aquilo que seria necessário!

Todavia a senhora fala a sua verdade, que obviamente, não é igual à do senhor Sócrates e este não fala a mesma verdade do senhor Louçã, nem a deste è igual à do senhor Jerónimo!

Com a aprovação das listas para os deputados laranja, a coisa já começou a azedar tal e qual como o que se passou com a feitura das listas para os deputados rosa.

Claro que, ao ter conhecimento destas coisas, volto à verdade, para perguntar quem fala verdade sobre estas pequenas(?) coisas. Mas... será que estas, interessam às clãs partidárias???...

Claro que, enquanto uns são capazes de mesclar a verdade com um pouco de hipocrisia à mistura, outros há que dizem o que sentem, no fundo a sua verdade, que às vezes dói mais, que a força de punhos.

Até agora as coisas não tem sido muito más, porque a verdadeira campanha eleitoral ainda não começou.

Preparemo-nos todos porque quando começar, vai ser o bom e o bonito, pois este é o ambiente que se vive dentro dos partidos.

Coelho dos Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Candidatura

josant disse...

Finalmente a profecia está a começar a manifestar-se.
A procissão ainda está no adro, mas os andores já estão a balouçar e por este andar, não tardam a cair.